MARKETING DE CONTEÚDO

Antes de iniciar essa leitura, preciso que me responda uma única pergunta:

Você utiliza a estratégia de marketing de conteúdo?

Se a resposta for sim, beleza, acredito que esse artigo tem muito a acrescentar. Mas, se a resposta for não, sinto te informar que você não só está perdendo tempo, mais também dinheiro. Porém, nunca é tarde para começar, trago ótimas dicas para você começar hoje mesmo.

Para começar, primeiramente precisamos entender o que é Marketing de Contéudo.

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing com o objetivo de produzir e distribuir conteúdo relevante para o público-alvo. E isso faz com que o seu público-alvo passe a se interessar pelos conteúdos e começa a ver a empresa como autoridade e referência nos assuntos que aborda.

O marketing de conteúdo é tão estratégico que faz com com que o seu público-alvo se torne naturalmente um cliente. É uma estratégia que se baseia em quatro etapas:

1 –  Promover informação e conhecimento para o público;

2 – Tornar-se autoridade no assunto;

3 – Influenciar;

4 – Transformar o cliente em um fã

O objetivo do marketing de conteúdo é impulsionar o seu negócio, seja em sites, blogs, redes sociais, vídeos, webinars, e-books. Atualmente, os sites de busca, como o Google, são utilizados cada dia mais por pessoas que estão interessadas em saber mais a respeito de um determinado produto ou serviço. Existem também os que estão em busca de alguma informação sobre algum assunto.

É uma ótima oportunidade de criar uma estratégia de conteúdo para alcançar exatamente esse nicho de pessoas, de maneira orgânica.

Sabe porque é tão importante utilizar o marketing de conteúdo?

Porque gera conexão!

Ter uma estratégia com bons conteúdos é o mesmo que demonstrar para o seu público que se importa com ele, que quer contribuir e compartilhar conhecimento. Dessa forma, consegue criar uma rede de relacionamento com o seu público.

Hoje uma marca, para se destacar no mercado, deve cativar os seus potenciais clientes. Quer ver um exemplo que com certeza você já deve ter tido a experiência! Já aconteceu de você entrar numa loja física, procurar por um certo produto, não ter o produto, mas o vendedor ser tão eficiente que se preocupa em te ajudar dando informações importantes, e até mesmo te indica um concorrente.

Isso acaba gerando em você um sentimento de ter sido ajudado e de gratidão, e é exatamente esse sentimento que despertamos quando compartilhamos conteúdo. Não estou dizendo que você fique indicando concorrentes, mas que desperte aquele sentimento incrível que sentiu quando ajudado pelo vendedor da loja física, é o que deve ser almejado na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Agora vamos as Estatísticas da CMI que é um Instituto de Marketing de Conteúdo que realiza pesquisas sobre marketing de conteúdo:

  • 93% dos profissionais de marketing digital afirmam que fazem uso das estratégias de conteúdo para as suas entregas.
  • Em uma outra pesquisa, dados apontaram que 48% das empresas de pequeno porte trabalham com um planejamento de conteúdo.
  • Dados apontam que o marketing de conteúdo custa em média, 62% menos, se compararmos com o marketing tradicional. Além disso, um bom planejamento de conteúdo pode gerar até 3 vezes mais leads, que são possíveis clientes para o seu negócio.

Com esses dados em mãos e a compreensão que tudo produzido com o objetivo de atrair novos clientes pode ser considerado marketing de conteúdo, vamos pontuar a real importância dessa estratégia para o seu negócio:

  • Menor Custo de Investimento

Dentre as estatísticas vimos que uma estratégia de marketing de conteúdo pode custar em média 62% menos, se compararmos com as mídias tradicionais. Isso porque no digital, é possível atuar de maneira muito mais direcionada nas suas estratégias, o que possibilita alcançar mais pessoas que estão interessadas no seu produto, principalmente se o seu público alvo estiver bem definido. Por meio de canais gratuitos, você consegue alcançar potenciais clientes de maneira estratégica e segmentada.

  • Aumento do tráfego no site

Segundo dados de pesquisas, mostram que quase 90% dos usuários do Google, usam a plataforma para procurar por soluções. Isso revela que as empresas que fizeram uso do marketing de conteúdo, conseguiram, pelo menos, dobrar o número de visitantes no site, já as que publicaram 13 conteúdos no mês quadruplicaram o número de visitantes!

  • Qualificação de leads

 Um dos principais objetivos do planejamento de conteúdo é criar uma estratégia que possa estar sempre qualificando os leads, ou seja, os seus possíveis clientes. Isso porque quem não conhece a sua marca, vai conhecer, a chegada de novos clientes será feita de maneira mais natural e barata, já que os leads buscam pelo conteúdo que sua empresa entrega, e não o contrário.

  • Aumenta a autoridade de marca e confiança

 Outra grande vantagem ao trabalhar com um planejamento de marketing de conteúdo é ter a autoridade da marca e a confiança diante dos clientes. É só você parar para pensar: você prefere comprar um produto que você conhece ou um que é de marca desconhecida? Compraria um serviço de uma empresa que não reflete os valores em que você acredita ou uma que pensa igual? Esses dois exemplos são benefícios do planejamento de conteúdo, pois sabemos que os clientes tendem a fazer negócios com quem conhecem, seja uma marca ou pessoa, pois precisam de um sentimento de confiança com quem ou o que é familiar.

E você? Ainda tem dúvidas de que marketing de conteúdo é uma grande estratégia para o seu negócio?

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