METAS

Todos nós sonhamos, temos desejos e até mesmo grandes aspirações, mas a verdade é que a maioria nunca sai do papel, ou pior, nunca nem chega a ser registrado. O problema é que a grande maioria não recebe nenhuma instrução ou ensinamento de como fazer um planejamento de vida tanto pessoal como profissional. 

Primeiramente vamos entender o que são Metas? Metas são um roteiro prático, criado para alcançar os objetivos, as metas são as responsáveis por criar o caminho na direção certa. Sem elas, a pessoa fica totalmente perdida sem saber por onde começar. E aí aquele tão sonhado objetivo, nunca passa de um sonho. Mas, quando você consegue ligar os pontos A e B, o ponto A é onde você encontra nesse exato momento e ponto B é onde você deseja chegar, ou seja o seu objetivo. Ao ligar esses pontos você precisará de um caminho com o passo a passo, que nada mais são do que as metas. 

As metas são tarefas específicas com tempo pré-determinado que compõem os objetivos e nos permitem alcançá-los um passo por vez, seja na vida pessoal ou profissional. Ao traçar metas realistas, alcançáveis e com prazos, você consegue construir um caminho certo para a realização dos seus objetivos. Então, resumindo, Metas são tarefas específicas que devem ser cumpridas em um determinado prazo, como parte de um objetivo maior. Elas representam um alvo a ser atingido e geralmente são quantificáveis, além de incluir ações claras para sua realização.

Por exemplo se o seu objetivo for: “Ter o meu próprio negócio no nicho de alimentação.” Poderia ter metas como: “Fazer um curso de empreendedorismo e gestão nos próximos 2 meses”; “Desenvolver um plano de ação em 7 dias”; “Legalizar a minha empresa nos próximos 10 dias” “Criar a minha identidade visual, logo e redes sociais nos próximos 30 dias”. É como dividir o objetivo em porções menores, que são mais rápidas e fáceis de atingir e ajudam a avançar continuamente no plano para alcançar o objetivo. Isso faz com que as chances de sucesso se multiplicam, pois você ficará motivado, motivada com as pequenas vitórias no caminho.

Para te ajudar na elaboração das metas, existe um método muito usado e conhecido chamado de Metas Smart. Esse Método é focado na criação de metas inteligentes, alcançáveis e realistas, que funcionam como um fator motivacional para um resultado mais eficiente. O método parte do princípio de que as metas difíceis demais podem desestimular e estressar as pessoas.


O próprio nome SMART indica as características dessas metas: 

Specifics – Específicas

Metas práticas e específicas que direcionam claramente as ações.

Measurable – Mensuráveis

Metas com parâmetros palpáveis e indicadores que permitem sua mensuração.

Attainable – Alcançáveis

Metas realistas e possíveis de serem atingidas nas condições atuais.

Relevant – Relevantes

Metas relevantes para o contexto do negócio ou situação, com grande potencial de gerar resultados positivos.

Timed – Temporal

Metas com prazos definidos, para que as tarefas sejam cumpridas continuamente.


Eu particularmente desconheço um método melhor e mais eficaz do que o SMART, acredito que se você traçar as suas metas a partir dessa ferramenta, tenho a plena convicção que você terá  um plano de ação mais eficaz. Agora, existem dois fatores determinantes para que você torne esse plano de ação eficiente. 

Primeiro fator: Foco

Sem esse recurso, a tendência é dispersar e perder tempo e energia com tarefas desnecessárias. Ao traçar metas, você deverá manter o foco no que está fazendo, se manter firme no caminho que planejou sem desviar dos seus objetivos.

Segundo fator: Disciplina

Disciplina requer constância, são aqueles pequenos passos diários dados na direção certa. Muito mais do que um comportamento metódico, a disciplina é sua força para vencer a si mesmo, a sim mesma. Muitas vezes, mesmo sem querer, tendemos naturalmente a atitudes de autossabotagem, seja por cansaço, desânimo ou procrastinação. É aí que entra a disciplina, como o impulso que vai manter você na ativa realizando às metas que traçou.

 Agora é com você! Senta na cadeira e invista tempo na realização do seu sonho. Comece agora o seu planejamento.

1 comentário em “METAS”

  1. Pingback: SUPERANDO OS SABOTADORES DE METAS – Portal Lu Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *